Como usar o relatório financeiro do meu Samba Play?

Vamos explorar o seu relatório financeiro Samba Play?

Acesse, no seu Panel de Controle, as guias “RELATÓRIOS” > “FINANCEIRO”.

Ele é dividido em duas áreas que trazem informações diferentes, porém complementares: “EXTRATO DE PAGAMENTO” E “RELATÓRIO DE VENDAS”.

f1-1

Extrato de pagamento

Essa é uma aba expansível, ou seja, para acessá-la, clique na seta que aponta para baixo, no frame preto, na parte superior da tela.

Ali você verá informações referentes aos seus recebíveis, ou seja, tudo que já foi processado pelo banco ou pela operadora de cartão e tudo que você ainda terá para receber futuramente.

f2-1

Último repasse = último valor creditado na conta do Produtor.

Próximo repasse = valor que será transferido no próximo repasse já descontado as taxas. Este total é dinâmico e vai alterando à medida que novos valores vão ficando disponíveis. Se o produtor tiver ativado a feature de antecipação no 01 dia do mês o valor "Próximo Repasse" será acrescido do valor que será antecipado.

Recebíveis futuros acumulados = todos os valores que serão recebidos no futuro somados (parcelas futuras e compras no cartão de crédito ainda não disponíveis).

Área de relatório de vendas

Na área "Relatório de Vendas" são exibidos as transações feitas com seu valor bruto (livre de taxas) separados por transação (caso seja parcelado é exibido o valor da transação cheio acrescido da indicação da quantidade de parcelas). Por exemplo: "parcelado de 12x".

f3-1

 

No campo CLIENTE você tem o nome e o e-mail de quem realizou a transação em questão.

Na segunda coluna você saberá o plano contratado pelo seu usuário (caso seja o modelo assinatura) ou a coleção contratada (caso seja o modelo transacional).

No campo DATA é exibido quando foi comprado o conteúdo, a data de geração do boleto (quando for 1º boleto de assinatura ou boleto transacional) ou a data do vencimento do boleto - menos 7 dias (quando for boleto de renovação de assinatura).

OBS: em caso de assinatura paga em boleto, o boleto de renovação aparece 7 dias antes do término do plano e vencimento. Por isso a data deste é a referente ao vencimento = a 7 dias.

Nessa guia, você consegue visualizar se o VALOR foi pago à vista ou parcelado e, ainda, saber se foi feito via boleto ou cartão.

 

f4

 

Baixar relatório em formato de planilha

Se deseja ter todas suas informações financeiras organizadas em formato de planilha, basta clicar na opção “BAIXAR RELATÓRIO COMPLETO”.

Nessa planilha você conseguirá ver os seguintes dados de suas transações: status, data de compra, data do estorno, nome, CPF, e-mail, coleção, valor bruto, valor líquido, valor estornado, parcelamento, forma de pagamento, e desconto de cupom.

f5

Potencialize o melhor da sua planilha!

  • Acesse o seu relatório financeiro e na área “RELATÓRIO DE VENDAS” e escolha o filtro de período personalizado. Selecione o período equivalente ao seu parcelamento máximo permitido (se no seu canal o cliente pode parcelar de até 6x, personalize o período de 6 meses atrás). Isso te dará uma visão de tudo que você tem a receber.
  • Clique em "BAIXAR RELATÓRIO COMPLETO”. Selecione todas as linhas e aplique a opção de filtro. Para saber quanto vendeu por período, por exemplo no último mês, na coluna "DATA DE COMPRA" ordene seu filtro de A ->Z (ou por data).

f6

Filtrando também a coluna de ”STATUS”, você ainda pode ver neste mesmo período, quantas transações foram canceladas ou as que estão com estorno ou pagamento pendentes.

f7

Como saber quanto vou receber no próximo mês?

Suponhamos que você deseje saber quanto irá receber em janeiro de 2019. Na coluna “DATA DO RECEBÍVEL”, ordene seu filtro de A>Z (ou por data). O valor que você vai receber no repasse de Janeiro será a soma dos valores líquidos (coluna “VALOR LÍQUIDO”) com data de recebível entre 10/12/2018 (primeiro dia após o repasse) até 09/01/2019 (data do próximo repasse).

De uma forma bem simples a data do recebível é o dia que o valor da compra foi processado pela operadora de cartão de crédito e ficou disponível no seu saldo (e logo será repassado para sua conta). Lembrando que o cartão de crédito precisa de 30 dias para liberar o valor comprado e que os nossos repasses sempre acontecem no dia 10.

  • Fazendo um filtro por “DATA DE COMPRA” e “PLANO OU COLEÇÃO” é possível ver qual foi o plano ou coleção mais vendida por período.
  • Fazendo um filtro por “STATUS” e “DATA DE COMPRA” é possível ver por mês quantas compras não foram concluídas (Pagamento Pendente).

Se precisar de ajuda extra, não exite em contactar seu Gerente de Relacionamento, ok?

Leia mais: meu relatório está desconfigurado, o que fazer?

CTA_blog-01