Configurações e cobrança de encoding no Samba Vídeos

O encoding é processo de codificação do vídeo que transforma o mesmo em um formato próprio para reprodução na web. O enconding também cria os formatos de resoluções menores, otimiza o tamanho do vídeo e deixa-o preparado para que rode mais facilmente. 

Configurar resoluções a serem encodadas

Dentro das configurações do projeto, é possível configurar as resoluções que serão encodadas. Vá até "Configurações"  → "Configurações de encoding".

A tela possui as seguintes seções:

  1. Formatos SD compostos por 240p, 360p e 480p. Esses formatos não podem ser desabilitados. É importante sempre tê-los disponíveis, pois quando a internet do usuário estiver lenta, o player, através do ABR, vai exibir qualidades menores para que o vídeo não trave.
  2. Formatos HD compostos por 720p e 1080p. É possível desabilitar o encoding do formato 1080p ou desabilitar os dois formatos. O objetivo de desabilitar os formatos é economia da franquia do encoding, uma vez que esses formatos têm custo dobrado (ver a próxima seção).
  3. O output padrão ficou obsoleto desde que o player passou a contar com o ABR, sendo assim o dropbox Output padrão não precisa ser configurado.
  4. Ao final da configuração não se esqueça de clicar em "Salvar alterações".

1-34

Cobrança de encoding

O encoding é cobrado em minutos. Os formatos gerados no encoding são: 240p, 360p, 480p, 720p e 1080p. 

Sempre serão gerados os formatos iguais e abaixo do vídeo original enviado. Por exemplo, se o vídeo enviado é de 480p, serão gerados os formatos 480p, 360p e 240p. Já quando o vídeo enviado é no formato 1080p ou superior, são gerados os formatos 240p, 360p, 480p, 720p e 1080p.

Os formatos gerados são sempre no formato mp4 e ficam disponíveis para download posteriormente na página da mídia.

A geração dos formatos é importante pois normaliza todos os vídeos nos formatos mp4 e codec h264, otimiza os tamanhos dos vídeos e possibilita que o player tenha vários formatos para aplicar a tecnologia do ABR.

Importante saber também que o faturamento é feito em incrementos de 10 segundos. Se uma mídia tem 4"55', ela será arredondada para 5".

A cobrança do encoding funciona da seguinte forma:

Exemplo 1:

  • Encoding de exemplo com um vídeo de 10 min de um vídeo em 1080p;
  • Serão gerados 5 formatos diferentes cada um com 10 min;
  • O encoding processado é então 50 min, que é a soma de todos os formatos;
  • O encoding cobrado é de 70 min, pois a cobrança dos formatos em HD é dobrada devido à maior complexidade de encoding desses formatos. O bitrate é maior, sendo maior então o fluxo de dados;
  • Será descontado da franquia um total de 70 min de encoding desse vídeo.

3-26

Exemplo 2:

  • Encoding de exemplo: um vídeo de 10 min  em 720p;
  • Serão gerados 4 formatos diferentes, cada um com 10 min;
  • O encoding processado é de 40 min, que é a soma de todos os formatos;
  • O encoding cobrado é de 50 min, pois a cobrança dos formatos em HD é dobrada devido à maior complexidade de encoding. O bitrate é maior, sendo maior, então, o fluxo de dados;
  • Será descontado da franquia um total de 50 min de encoding desse vídeo.

    4-45

CTA_blog-01