Como configurar as opções de pagamento do meu Samba Play no modelo assinatura?

Na venda por assinatura, o cliente paga mensalmente o preço estipulado por você e tem acesso ilimitado a todo material.

Essa é uma opção legal para quem está em busca de uma receita mensal recorrente, pois garante mais previsibilidade dos recebíveis. Nessa função, você terá a opção de trial, ou seja, a degustação do seu conteúdo gratuitamente e é uma forma de oferecer um conteúdo por um preço menor ao usuário, afinal, a ideia é que ele pague todo mês, de forma recorrente.

Você consegue definir as opções de planos disponíveis aos seus usuários manualmente. Para isso, acesse em seu Painel de Controle as guias “PAGAMENTOS” > “PLANOS”.

ass

Você pode observar que já existe um modelo mensal sugerido de R$ 6,50. Esse é o valor mínimo que você poderá cobrar por suas assinaturas no Samba Play.

Após clicar em “CRIAR PLANO” aparecerá a página abaixo:

ass2

Nome do plano

Aqui você não precisa, necessáriamente, nomear seus planos como mensal, trimestral ou anual! Te encorajamos a bolar títulos bacanas para cada etapa, pois isso engaja o cliente e ajuda até mesmo a ver as vantagens de cada um. Cada nome pode ter, no máximo, 25 caracteres.

Periodicidade

Nessa parte você escolhe, de fato, quais serão os planos ofertados, ou seja, se eles serão mensais, trimestrais, semestrais ou anuais.

Preço

Nessa seção, você poderá inserir o valor que pretende cobrar pela assinatura daquela opção. Você vai notar que não aparecem opções para você configurar as formas de pagamento, isso acontece porque esta configuração é automática.

ass3

 

Cartão de crédito

Todos os planos aceitam cartão de crédito e as parcelas são determinadas pelo número de meses cobertos, por exemplo:

  • O plano Mensal pode ser pago em 1x.
  • O plano Trimestral pode ser pago em até 3x.
  • O plano Semestral pode ser pago em até 6x.
  • O plano Anual pode ser pago em até 12x.

Aceitamos as principais bandeiras de cartão de crédito: Visa, Mastercard, American Express, Elo, Hipercard, Diners, Discover, Aura e JCB.

Como ativar a opção boleto bancário?

A opção boleto ficará desativada em um primeiro momento em seu painel, assim que você inserir um valor a partir de R$ 25,00 ela aparecerá. Isso porque esse é o valor mínimo aceito para pagamentos via boleto bancário. Lembrando que você pode desativar ou ativar esta opção dependendo de sua preferência.

ass4

Para ativar/desativar esta opção basta clicar no botão no canto direito na parte “BOLETO BANCÁRIO”. Com opção ativada ainda é possível conceder um desconto de 0 a 10% para os clientes que optarem por pagar via boleto bancário. Para isso, basta mover o círculo azul da parte destacada na imagem acima.

IMPORTANTE:

  • O boleto tem validade de 2 dias.
  • Após a geração do boleto, caso o assinante deseje gerar/modificar o plano escolhido e deseje gerar um novo boleto, será necessário aguardar o vencimento do primeiro, ou seja, 2 dias após a data de emissão.
  • Após o pagamento do boleto bancário, o banco emissor tem até 72h úteis para nos informar do pagamento e, assim, liberarmos o acesso ao Samba Play para o período contratado.

Definir como recomendado

Outra opção bacana é definir um de seus planos como “recomendado”, isso fará com que seu plano apareça em destaque para o seu cliente, que será estimulado a consumí-lo. A opção virá desativada e cabe a você decidir se é pertinente.

ass5

Ao definir um plano como recomendado ele aparecerá desta forma para seu cliente:

Como ativar o trial?

Como excluir um plano de assinatura?

Leia mais: como editar meus planos?

CTA_blog-01