É possível criar aplicativos para consumir no Samba Vídeos?

Sim! Para isso você deverá apenas usar a sua criatividade e seguir o nosso padrão de desenvolvimento. A seguir, algumas dicas de boas práticas para a criação de um app.

web-tv_features (3)

Boas Praticas

  • Crie sempre um projeto específico para que os desenvolvedores possam criar novos aplicativos e testá-los.
  • Autorize nesse projeto de teste os usuários com perfil de "Desenvolvedor" para a criação/manutenção de aplicativos.
  • Somente usuários com perfil de Desenvolvedor podem criar novos aplicativos e somente o Dono da Conta pode "Ativar" os aplicativos criados. Após a instalação, o aplicativo estará, automaticamente, ativo para todos os usuários da conta.

Criando um Aplicativo no Samba Videos

Para criar um novo aplicativo no Samba Videos é bem simples. Existem duas etapas: a criação e autorização pelo desenvolvedor e a instalação pelo dono da conta.

Criação e autorização

  • Com o perfil de desenvolvedor acesse o menu “APLICATIVOS” e clique na aba “CONFIGURAÇÕES”.
  • Na área de gerenciamento de aplicativos, clique no botão "+ CRIAR APLICATIVO".
  • Preencha o formulário de criação corretamente. Veja que você pode criar um Aplicativo Privado (que ficará disponível somente a sua conta) ou um Aplicativo Global (que ficará disponível a todas as contas do Samba Vídeos). Clique em "CRIAR" para finalizar o processo.
  • Após criar o aplicativo, clique em "ATIVAR” e, em seguida, “AUTORIZAR”.

thumbnail_Programa de afiliados_facebook

Instalação

  • Após o desenvolvimento, a instalação do aplicativo deve ser feita pelo "Dono da conta".
  • Vá até "Gerenciamento de Conta", em seguida "Configurações da Conta" e clique no menu "Aplicações da Conta". Clique em instalar.
  • Pronto! Sua aplicação estará disponível em todos os projetos!
  • A ativação do aplicativo para cada usuário ocorre mediante o envio de uma requisição de ativação para a app, no endereço padrão: "<domínio>/sambaapps/activate", via GET, com os parâmetros "user" (email do usuário encriptado) e "access_token" (token de acesso do usuário).
  • Verifique as configurações de firewall, do seu proxy ou qualquer camada anterior ao seu servidor para evitar possíveis bloqueios no momento da ativação. Exemplo: o aplicativo deve retornar uma resposta com status 200 desta requisição para que a ativação seja concluída.
  • No caso dos pontos de extensão não estarem visíveis para usuários da conta após a instalação, é provável que a ativação falhou pela ausência de uma resposta apropriada do aplicativo às requisições de ativação.

Informações importantes

Agora exemplificaremos um Manifest (Json) padrão para associação de um aplicativo com o Samba Videos. O Json contem informações a respeito dos pontos de extensão do aplicativo.

Exemplo de Manifest:

app1

Após a criação do aplicativo, será gerado um token (App ID), a chave de identificação única no Samba Videos.

app2

Pontos de Extensão

A URL completa de um ponto de extensão é determinada pelo domínio do aplicativo, concatenado com o prefixo "sambaapps" e com o "url_path" do ponto de extensão: <domínio>/sambaapps/<url_path>.

Assim, por exemplo, para um aplicativo hospedado no domínio "http://aplicativo-exemplo.com" e com ponto de extensão "/info", a URL completa do ponto de extensão será "http://aplicativo-exemplo.com/sambaapps/info".

Um aplicativo funciona como uma extensão do Samba Videos. Ao acessar um ponto de extensão, a respectiva página do aplicativo é exibida em um iframe dentro do Samba Videos, permitindo a interação do usuário com a app. Informações do contexto do usuário, como o ID do projeto corrente, são fornecidos nas chamadas dos pontos de extensão na forma de parâmetros (URL parameters).

Os pontos de extensão disponíveis são:

  • apps_tab: extensão do Samba Videos por meio de abas acessadas a partir do menu superior "Aplicativos". Não há restrição na quantidade de abas que um aplicativo pode ter. Parâmetros enviados na URL do ponto de extensão: "pid" (ID do projeto) e "user" (email do usuário).
  • media_single: extensão do Samba Videos envolvendo uma mídia específica. Este ponto de extensão adiciona uma opção na listagem de opções de uma mídia (menu drop-down do lado direito de cada mídia, na listagem de conteúdos) e no menu de opções da parte superior da tela de edição da mídia. Parâmetros enviados na URL do ponto de extensão: "pid" (ID do projeto), "user" (email do usuário) e "media_id" (ID da mídia).
  • media_collection: extensão do Samba Videos envolvendo múltiplas mídias. Este ponto de extensão adiciona uma opção no menu de "Ações" (drop-down na parte superior da listagem de conteúdos). Para utilizá-lo, basta selecionar uma ou mais mídias da listagem e clicar no ponto de extensão no menu de "Ações". Parâmetros enviados na URL do ponto de extensão: "pid" (ID do projeto), "user" (email do usuário) e "media_ids" (listagem de IDs das mídias selecionadas, separados por ",").

Importante!

  • Os pontos de extensão só estarão visíveis para um usuário após o seu primeiro login depois da instalação do aplicativo na conta (a requisição de ativação de um usuário para um aplicativo recém instalado ocorre no login deste usuário).
  • O campo domínio, na criação de um aplicativo, é opcional. No caso de um aplicativo sem domínio, em sua ativação um ede acesso será gerado, mas não ocorrerá o envio de uma requisição de ativação e não serão exibidos pontos de extensão.
  • O desenvolvedor não terá mais acesso ao aplicativo após a instalação. Para realizar manutenção, o dono da conta deverá desinstalar o aplicativo para que o desenvolvedor possa acessá-lo novamente.
  • Manifest.txt (635 bytes).

CTA_blog-01