Posso integrar o meu Samba Play a outras plataformas?

É claro que sim!

Sabemos o quanto automação é importante para potencializar a sua venda e, o legal, é que atualmente já existem ferramentas para automatizar praticamente qualquer atividade, desde o e-mail até a gestão financeira. E com o Samba Play não poderia ser diferente! Afinal, nossa ideia é sempre facilitar os processos do seu negócio digital!

45_Novo Analytics_Quadrado

Mas, antes de te apresentar as plataformas disponíveis para integração ao Samba Play, preciso que você se atente aos seguintes pontos, por gentileza:

  • Você deve ter conhecimento em programação ou alguém em sua equipe, para que possa inserir, atualizar e gerenciar os códigos ou scripts para extração dos dados de rastreamento nas ferramentas.
  • É desejável que você já conheça como funcionam as ferramentas de Analytics, Tag Manager e Marketing.
  • Por serem produtos de terceiros, não oferecemos suporte para as ferramentas acima!

Comece clicando em “CONFIGURAÇÕES” > “GERAL”, no seu Painel de Controle. A página que você irá visualizar será assim:

fer1

Google Analytics

Essa ferramenta te permite monitorar o perfil de quem acessa seu site, as páginas mais acessadas, conversões, dispositivos, cidades e muitos outros dados. Se você ainda não conhece a ferramenta, leia mais sobre ela aqui. Para configurar esta opção você precisará do ID de acompanhamento do Google Analytics. Caso não saiba onde encontrá-lo, clique aqui. Insira seu ID do Google Analytics no campo destinado a ele:

fer2

Google Tag Manager

Essa é uma ferramenta gratuita do Google, em que é possível inserir apenas um código em um site, para depois instalar diversos serviços sem precisar mexer neste código. Ao centralizar a gestão de códigos no GTM, o marketing ganha autonomia, melhora a produtividade e reduz custos com TI. De forma simplificada, ele permite adicionar funções extras à interface do seu Samba Play sem que você tenha que ter acesso e/ou modificar o código fonte do nosso produto. Caso você tenha qualquer dúvida acesse este post sobre o assunto.

Para utilizar esta ferramenta você precisará criar um Contêiner. Para saber como realizar esse procedimento, clique aqui. Depois, insira seu Contêiner do Google Tag Manager no campo destinado a ele:

fer3

Leia mais: perguntas frequentes sobre o Google Tag Managerno Google.

E mais: veja os recursos que o Google Tag Manager oferece.

A Samba Tech não oferta suporte para criação e gerenciamento dos scripts para a integração do seu Samba Play e aprendizado de como utilizar a ferramenta.

Toda e qualquer modificação realizada através desta ferramenta, é de total responsabilidade do produtor ou de sua equipe.

Facebook Analytics

Enquanto o Google Analytics tem como foco coletar os dados de navegação dos usuários, o Facebook Analytics tem a proposta de analisar o comportamento das pessoas. Isso porque, para a rede social, as pessoas tendem a trocar de plataforma durante a execução de uma tarefa.

Isso quer dizer que muitas pessoas, por exemplo, iniciam a compra de um produto por um aplicativo mobile, mas finalizam a compra em um site no computador. O Facebook Analytics também fornece relatórios, gráficos, insights, segmentações e dados de conversões. Tudo isso para você analisar e otimizar a performance do seu site ou app. Se tiver qualquer dúvida sobre esse assunto acesse este link.

Para configurar seu Facebook Analytics na sua página, você precisará criar um Pixel, para saber como realizar esse procedimento, leia mais aqui.

Insira seu Pixel do Facebook no campo destinado a ele:

fer4

RD Station

Para encontrar os Tokens Público e Privado, clique aqui e realize o login na RD Station. Logado na plataforma navegue até “MINHAS INTEGRAÇÕES”, depois, “DADOS DE INTEGRAÇÃO (API)” e copie os Tokens Público e Privado:

fer5

Nessa tela cole os Tokens Público e Privado que copiou no passo anterior. Ambos precisam ser inseridos para a integração funcionar:

fer6

 

 

Todas as atualizações de status de assinantes dentro do Samba Play serão automaticamente visíveis no RD Station, como conversão ou como evento personalizado.

Os status são atualizados segundo a descrição abaixo:

Estágio do Funil no Samba Play

O que acontece na RD Station

Cadastro

Converteu no evento: Register

Teve seu estágio no funil alterado para 'Lead'.

Trial Iniciado

Converteu no evento: TRIAL

Teve seu estágio no funil alterado para 'Lead Qualificado'

Trial cancelado

Converteu no evento: TRIAL_CANCELED

Foi desmarcado como oportunidade.

Motivo: churn

Era um (Lead Qualificado)

Assinatura Iniciada

Teve seu estágio no funil alterado para 'Cliente'.

Fechou uma venda.

Assinatura cancelada

Converteu no Evento: SUBSCRIPTION_CANCELED

Desmarcado como Oportunidade // Motivo: churn

Voucher Enviado (Convite Usuários Gratuitos)

Converteu no evento: VOUCHER_SENT

Teve seu estágio no funil alterado para 'Cliente'.

Fechou uma venda

Voucher Expirado (Convite Usuários Gratuitos)

Converteu no evento: VOUCHER_EXPIRED

(Cliente)

Voucher Aceito (Convite Usuários Gratuitos)

Converteu no evento: VOUCHER_ACTIVATED

(Cliente)

Estorno

Converteu no evento: REFUND

Foi desmarcado como oportunidade. Motivo: churn

 

Estude e pesquise sempre bastante! O marketing digital pode mudar os rumos do seu negócio!

CTA_blog-01